quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

21.ª BOLETIM INFORMATIVO MPPM - DEZEMBRO 2009





BOLETIM INFORMATIVO DEZEMBRO 2009





Cara(o) Amiga(o)

Conhecendo o seu interesse pela Questão Palestina, trazemos ao seu conhecimento as informações mais actuais sobre a actividade do MPPM, bem como os artigos mais recentes publicados no nosso website. Damos-lhe nota, também, de outros artigos que, embora menos recentes, mantêm toda a sua actualidade.

Cordiais Saudações

A Comissão Executiva do MPPM





LEMBRAR GAZA




Para apelar ao apuramento da responsabilidade pelos crimes de guerra e crimes contra a Humanidade!

Para exigir o levantamento do cerco ilegal a Gaza!

No dia 27 de Dezembro de 2008, as forças armadas do Estado de Israel desencadearam um assalto militar em larga escala contra toda a população de Gaza, após ano e meio de um bloqueio cruel que transformou 1,5 milhão palestinianos em reclusos nas suas próprias casas

Os bombardeamentos massivos dos primeiros dias culminaram numa invasão devastadora. Na operação militar "Chumbo fundido" as forças armadas israelitas lançaram fósforo branco sobre zonas urbanas densamente populadas e lançaram fogo a mesquitas, escolas, hospitais, cimenteiras, instalações da ONU, padarias e habitações.

Finda em 18 de Janeiro de 2009, a operação assassinou mais de 1400 palestinianos, a maior parte civis - crianças, mulheres e idosos - e causou ainda milhares de feridos em três semanas de violência desmedida.

Israel invocou auto-defesa como justificação para o ataque contra Gaza e chamou à operação uma guerra, mas, na verdade, foi um massacre!

A consciência do mundo ficou chocada com esta demonstração de força militar desumana.

Passado um ano sobre o massacre, o cerco ilegal a Gaza continua, e a ocupação e colonização israelita dos territórios palestinos intensifica-se e não permite ao povo palestino recuperar da destruição.

Não nos podemos esquecer de Gaza!

A Iniciativa "Lembrar Gaza" – uma plataforma que integrava o MPPM e outras forças democráticas – convocou, por isso, uma vigília, no dia 27 de Dezembro, frente à Embaixada de Israel, em Lisboa, para evocar, solenemente, as vítimas e a destruição, os crimes de guerra e contra a Humanidade e exigir o cumprimento do direito internacional e o levantamento do cerco ilegal a Gaza!


Organizações e personalidades subscritoras da Iniciativa Lembrar Gaza: SPGL, CGTP, CPPC, MPPM, CIDAC, PCP, BE, Colectivo Múmia Abu Jamal, Comité pela Palestina, Forum pela Paz e Cidadania, AE da FCSH, ATTAC, Manuel Duran Clemente, Maria do Céu Guerra, Helena Roseta, Miguel Graça, Boaventura Sousa Santos, Paulo Sucena, António Avelãs, Paula Cabeçadas, Alípio de Freitas, Guadalupe Magalhães, Alan Stoleroff, Helder Costa




2ª SEMANA DA PALESTINA




“Um dia seremos o que queremos”

- Mahmud Darwich

Em 29 de Novembro de 1947, a Assembleia Geral das Nações Unidas adoptou a resolução 181 (II) que preconizava a partilha da Palestina em dois Estados – um judaico e um árabe – com um estatuto especial para Jerusalém, mas que jamais foi cumprida no que respeita à criação do Estado Palestino. Por isso, em 1977, 30 anos depois, a Assembleia Geral da ONU adoptou a resolução 32/40B que apelava à celebração do dia 29 de Novembro como o Dia Internacional de Solidariedade com o Povo da Palestina.

No ano do 62º aniversário da resolução181, em resposta ao apelo da ONU, o MPPM assinalou a efeméride com um conjunto de iniciativas, integradas nesta 2ª SEMANA DA PALESTINA a que um verso de Mahmud Darwich, retirado do seu poema Mural, deu o tema.

Este ano, Jerusalém foi designada, pela ALESCO (Organização da Liga Árabe para a Educação, Cultura e Ciência), Capital da Cultura Árabe. Face à proibição, por Israel, de celebrações dentro do território palestino, a organização apelou “a organizações regionais e internacionais e grupos de solidariedade para promover a identidade histórica e cultural de Jerusalém como capital do Estado da Palestina". Foi em resposta a esta chamada que o MPPM decidiu associar a sua 2ª Semana da Palestina às celebrações de Jerusalém Capital da Cultura Árabe 2009.


A “Semana” iniciou-se em 21 de Novembro com um espectáculo de Dança no Fórum Romeu Correia, em Almada, com o apoio da Câmara Municipal. O espectáculo, intitulado “I Can’t”, de autoria de Sofia Silva, foi interpretado por Inês Tarouca. Bruno Dias conversou com Sofia Silva que também respondeu a perguntas da assistência.


Seguiu-se uma sessão dedicada à Poesia Palestina do Séc. XX, em que textos de poetas palestinos, seleccionados, traduzidos e apresentados por Júlio de Magalhães, foram ditos por Maria do Céu Guerra e João D’Ávila. Foi n’A Barraca, em 23 de Novembro.


O dia 26 de Novembro foi dedicado à “Vida, Pensamento e Obra de Edward Saïd”. No ISCTE, com apresentação de Júlio de Magalhães, Saïd foi evocado pelos Professores Rosa Maria Perez (O Percurso Académico e a Obra de Edward Saïd), Eva-Maria von Kemnitz (O Orientalismo na Perspectiva de Edward Saïd) e António Hespanha (A Militância Política de Edward Saïd).


À semelhança do ano passado, a “Semana” incluiu um Jantar com Sabores da Palestina. Teve lugar, a 27 de Novembro, no Grupo Sport Chinquilho Cruzeirense e contou com o apoio da Delegação-Geral da Palestina. Durante o jantar ouviu-se música palestina e esteve patente uma exposição de fotografias sobre o quotidiano na Palestina ocupada.


A “Semana” encerrou no dia 28 de Novembro, na sede da Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto, com uma Sessão Pública Evocativa do Dia Internacional de Solidariedade com o Povo da Palestina, organizada conjuntamente com o CPPC – Conselho Português para a Paz e Cooperação. Registaram-se intervenções de Embaixadora Randa Nabulsi (Delegada-Geral da Palestina), Frei Bento Domingues (MPPM) e Luís Vicente (CPPC)





NOVOS ARTIGOS




MPPM ASSOCIA-SE A CAMPANHA GLOBAL PELO DIREITO À ÁGUA E AO SANEAMENTO NA PALESTINA

Entre 6 e 13 de Dezembro, centrada no Dia dos Direitos Humanos (10 de Dezembro), a EWASH Advocacy Task Force, representando mais de 30 organizações - ONG locais, ONG internacionais e Agências das Nações Unidas - que trabalham em Água, Saneamento e Higiene nos Territórios Palestinos Ocupados, promove uma campanha global de sensibilização pelo direito do povo palestino à água e ao saneamento básico. O MPPM, cumprindo o seu dever estatutário de informar sobre a questão palestina, associa-se a esta campanha consciente de que o problema da água, apesar de vital para os palestinos, merece muito pouca atenção dos meios de comunicação nacionais.

Veja o comunicado




ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O CONCURSO ESCOLAR, PROMOVIDO PELO MPPM, SUBORDINADO AO TEMA “PAZ PARA A PALESTINA” E DESTINADO AOS ESTUDANTES DOS 2º E 3º CICLOS

Estão abertas até 19 de Fevereiro de 2010 as inscrições para o Concurso destinado aos estudantes dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico que o MPPM promove com o alto patrocínio da Delegação-Geral da Palestina em Portugal. Os trabalhos devem estar relacionados com o tema “Paz para a Palestina” e podem ter o formato de produção escrita (ficção, ensaio, poesia, drama, jornalismo), artes visuais (desenho, escultura, pintura, cerâmica), artes performativas (teatro, música, dança) ou vídeo e multimédia.






CONFERÊNCIA MUNDIAL DE SOLIDARIEDADE COM O POVO ÁRABE E A SUA CAUSA CENTRAL: A PALESTINA TROUXE YASSER ARAFAT A LISBOA HÁ 30 ANOS

Em Novembro de 1979, Lisboa foi a capital mundial da solidariedade com o povo da Palestina. Foi aqui, entre os dias 2 e 6 de Novembro de 1979, que se realizou a Conferência Mundial de Solidariedade com o Povo Árabe e a sua Causa Central: a Palestina. Promovido pelo Congresso do Povo Árabe – uma estrutura que reunia organizações políticas, sindicais, sociais, culturais e religiosas de todo o mundo árabe – e um comité internacional representativo da América do Norte e da América Latina, da Europa, África e Ásia, a Conferência foi organizada, no plano nacional, pelo Conselho Português para a Paz e a Cooperação, e contou com o apoio de um amplo leque de personalidades e associações democráticas, cívicas, humanitárias e religiosas.

A presença, em Portugal, durante esses dias, do Presidente da OLP, Yasser Arafat – a sua primeira visita a um país da Europa Ocidental, durante a qual foi recebido pelo Chefe de Estado e o Primeiro-Ministro, então, respectivamente, General Ramalho Eanes e Engenheira Maria de Lurdes Pintassilgo – reforça o alto significado deste acontecimento, que marcava, simbolicamente, o início do reconhecimento, na Europa, da OLP e, em geral, da causa palestina.

O CPPC e o MPPM assinalam a efeméride com um Apelo, subscrito pelas Direcções Nacionais das duas organizações, que projecta, no presente, as preocupações e os anseios de há 30 anos.





MOVIMENTO BDS – BOICOTE, DESINVESTIMENTO, SANÇÕES - CONHECE AVANÇOS NOTÁVEIS

O Governo Espanhol excluiu, do concurso internacional de arquitectura Decatlo Solar Europa, organizado em conjunto com o Departamento de Energia dos EUA, uma universidade israelita por estar localizada num colonato.

O Conselho Municipal da Cooperação de Bilbau aderiu ao Movimento BDS, dando sequência a outras iniciativas de solidariedade com a Palestina realizadas naquela cidade basca.

O Congresso anual do TUC, Confederação dos Sindicatos Britânicos, condenou a política belicista de Israel e apelou a um boicote aos produtos israelitas e a um embargo ao negócio de armas.

A união sindical francesa Solidarités Industries adere, também, ao movimento BDS e mobiliza os seus filiados para boicotarem as companhias que beneficiam economicamente da ocupação dos territórios palestinos





MPPM ACREDITADO PELAS NAÇÕES UNIDAS COMO ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL INTEGRANTE DA REDE DE ORGANIZAÇÕES ACTIVAS NA QUESTÃO PALESTINA

O Comité das Nações Unidas para o Exercício dos Direitos Inalienáveis do Povo Palestino deliberou acreditar o MPPM - Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente, como Organização Não Governamental integrante da rede de organizações da sociedade civil activas na questão da Palestina.

Enquanto ONG acreditada, o MPPM adquire o direito de participar activamente nas reuniões e conferências organizadas sob os auspícios daquele Comité, bem como o dever de suportar o seu trabalho e objectivos.





MPPM APOIA MARCHA DE LIBERDADE PARA GAZA PROMOVIDA POR COLIGAÇÃO INTERNACIONAL

Na sequência da agressão israelita a Gaza, no inverno 2008-2009, foi constituída uma Coligação Internacional pelo Fim do Cerco Ilegal a Gaza que reúne pessoas de todas as crenças ou sem crença e se focaliza no respeito pelos direitos humanos em conformidade com o direito internacional.

Para assinalar o 1º aniversário da agressão israelita, a Coligação está a mobilizar a opinião pública internacional para organizar uma Marcha não violenta em conjunto com o povo de Gaza, no dia 31 de Dezembro, para reclamar o fim do bloqueio ilegal.

A Direcção Nacional do MPPM, comprovando que esta iniciativa respeita os princípios e se insere nos objectivos do Movimento, decidiu dar-lhe o seu apoio, subscrevendo o Apelo e promovendo o evento.





OUTROS ARTIGOS MAIS CONSULTADOS




EDWARD SAÏD EVOCADO NO 6º ANIVERSÁRIO DA SUA MORTE

Seis anos depois da sua morte, ocorrida em 25 de Setembro de 2003, o MPPM evoca o académico notável e o brilhante ensaísta, autor de Orientalism, sem esquecer o infatigável defensor da causa da Palestina.





INAUGURADO NA VIDIGUEIRA MEMORIAL À PAZ NA PALESTINA

Em 29 de Agosto foi inaugurada, na Vila da Vidigueira, uma Instalação Artística / Escultura, da autoria do artista plástico Silvestre Raposo, intitulada "Palestina: Pela Paz, por um Estado".





TERMINARAM EM BELÉM, NA CISJORDÂNIA, OS TRABALHOS DO VI CONGRESSO DO FATAH

O Fatah reuniu novamente o seu Congresso, ao fim de 20 anos, e pela primeira vez em solo palestino.





ASSEMBLEIA GERAL DO MPPM APROVA PLANO DE ACTIVIDADES 2009 - 2010

A Assembleia Geral Ordinária do MPPM, reunida em 10 de Julho de 2009, aprovou o Relatório de Actividades apresentado pela Comissão Executiva e o Plano de Actividades para 2009-2010.





GUERRA DOS SEIS DIAS FOI HÁ 42 ANOS

As circunstâncias que rodearam esta guerra, os seus antecedentes e as suas consequências são analisados num artigo de Júlio de Magalhães.





NAKBA - ATÉ QUANDO?

O MPPM solicitou à Senhora Delegada-Geral da Palestina, Embaixadora Randa Nabulsi, o seu testemunho sobre o significado deste acontecimento para o Povo Palestino.





O PAPA E A PALESTINA

O Papa Bento XVI pediu, em Belém, o fim do bloqueio israelita a Gaza e a criação de um estado palestino independente e soberano.





RELATÓRIO DOS CHEFES DE MISSÃO DA UNIÃO EUROPEIA SOBRE JERUSALÉM ORIENTAL

Um relatório confidencial da UE, datado de 15 de Dezembro de 2008, foi recentemente divulgado pelo The Guardian e pela Reuters.





COLÓQUIO COM JORNALISTAS "A PALESTINA NA PRIMEIRA PESSOA"

O MPPM promoveu, em 14 de Abril de 2009, a realização de um colóquio.





SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE A CATÁSTROFE HUMANITÁRIA EM GAZA E OS CRESCENTES PERIGOS DA ACTUAL SITUAÇÃO NOS TERRITÓRIOS PALESTINOS E NA REGIÃO

O MPPM organizou, em 14 de Fevereiro, um Seminário Internacional para debater a gravíssima situação gerada pela agressão israelita a Gaza.


terça-feira, 29 de dezembro de 2009

20.ª ʔAHAM•M AL-IKTIXĀFĀT AL-ATHARIYYÄ FĪ LĪBĪYĀ ĊILĀL AL-ĦĀM 2009, AS MAIS IMPORTANTES DESCOBERTAS ARXEOLÓGICAS NA LÍBIA DURANTE O ANO DE 2009

·


·

[نڧل ما جاء ڧي الخبر وذلڪ بالخطّ المشرڧيّ]

·

طارق السنوسي تصوير: يوسف الرحيبي الاثنين, 28 ديسمبر - الكانون 2009 22:57

·

····شهد العام الجاري إزاحة الستار عن عدد من الاكتشافات الأثرية، في عدد من المناطق الليبية، تدرجت في الأهمية، وكان من بينها، العثور على مقبرة أثرية، بمنطقة السلماني وسط مدينة بنغازي، تضم مجموعة من غرف الدفن تعود للعصر الهلينستي مابين القرنين الأول والرابع قبل الميلاد. وأشارت مصادر بمكتب آثار بنغازي إلى أن الكشف عن المقبرة تم عن طريق الصدفة أثناء قيام عمال إحدى شركات الاتصالات العاملة بعملية حفر بالمنطقة لمد كوابل أرضية بالقرب من مبنى بريد بنغازي . وأضافت المصادر بأن المقبرة تضم سبعة غرف دفن تتوسطها ساحة صغيرة وممر يفضي إلى المدافن، وقام فريق عمل أثري تابع لمراقبة آثار المدينة بإجراء عمليات كشف ودراسة أسفرت عن تحديد عمر الموقع.

····يذكر أن مدينة بنغازي التاريخية " يوسبيريدس" تم اكتشافها صدفة سنة 1950 بمنطقة رأس أعبيدة في السلماني، حيث كشفت الدراسات الميدانية للدكتور " بول بينت" عن سور المدينة المشيد خلال القرن الرابع قبل الميلاد، وبعض البيوت التي عثر فيها على أبار للمياه، وورش صناعية تحمل لقى أثرية تشير إلى أنواع الصناعات السائدة خلال فترات تاريخية متعاقبة من بينها صناعة تقوم على القواقع البحرية، بالإضافة الى الكشف عن مخطط شارع مبلط يعود الى العصر الإغريقي، ومنزل قديم عثر فيه على ألواح فسيفساء، ولاتزال حوائط عديدة من الصخر لم يتم الكشف عنها أو تحديد استعمالاتها نظراً لوجود غطاء نباتي كثيف يغطي أرض المكان. وتؤكد المصادر التاريخية أن مدينة بنغازي تأسست خلال العصر الهيلينستي، وأطلق عليها اسم يوسبيردس الذي يعني مدينة أقصى الغرب، حيث كانت المدينة أخر امتداد للمدن التي أسسها الأغريق في غرب أقليم " البنتابولس" ، وتذهب الأسطورة إلى أن "يوسبيردس" عرفت باسم حديقة التفاح الذهبي هدية الأرض للآلهة "هيرا" بمناسبة زواجها من زيوس كبير الآلهة اليونانية، كما عاشت في المدينة أسطورة قصر بحيرة "تريتونيس" الذهبي الذي كان يعيش فيه "تريتون" مع أمه "أمفتريت" وأبيه "بوسيدون" إله البحر . حملت المدينة خلال رحلتهاعدة أسماء من برنيقى بعد زواج بطليموس الثالث من الاميرة برنيكى ثم حور إلى برنيق بعد موت الاميرة حتى القرن الخامس عشر الميلادي حيث أطلق عليها اسم بني غازى نسبة لقبر شيخ جليل يحمــل لقب غازي .

····كما عثر على قبرين أثريين بمنطقة الغيران الشمالية، يرتقي تاريخهما إلى القرن الثاني الميلادي، كما تم توثيق وتصوير المكتشفات التي تم العثور عليها داخل المقبرتين، التي اشتملت على عدد من الأواني الفخارية، والزجاجية، وهيكلاً عظمياً، وأخذت أحداثيات الموقع، وحفظ اللقى الأثرية في مخازن المصلحة. كشفت أعمال حفر الأساسات لتنفيذ وحدات سكنية بمشروع النصر الزراعي سابقاً بتاجوراء عن وجود سرداب تحت الأرض، بمنطقة صخرية جيرية، تمثل مقبرة أثرية، حيث تم اكتشاف سرداب يقدر، طوله بنحو 3 أمتار، وقطره حوالي 2 متر، ويفضي إلى سراديب أخرى متشعبة تتناثر على أركانها مجموعة من الهياكل العظمية، حسب الشواهد الأولية بالمكان، وأشار أحد الخبراء التابعين لمراقبة آثار تاجوراء العاملين بالتنقيب بالموقع إلى أن المقبرة تعود إلى الفترة الرومانية المتأخرة، والعصر البيزنطي، مضيفاً أن المقبرة تضم هياكل عظمية، من بينها هيكل عظمي لطفل، ولم يعثر بداخلها على أي آثاث جنائزي، ما يؤكد أن المقبرة تضم قبوراً معروفة بأعشاش الحمام، وهذه النوعية من المقابر لايوجد بها أثاث جنائزي، وفي نفس الموقع خلال العام الماضي تم الكشف عن آثار مقبرة أثرية يرتقي تاريخها إلى القرنين الثاني والثالث للميلاد، تضم 245 مدفناً تحوي على قطع من اللقى الأثرية والأثاث الجنائزي المتمثل في مجموعة من الأواني والجرار والمرايا و"الأورونات" حفظ بداخلها بقايا هياكل عظمية تعرضت للحرق وهي من العادات السائدة خلال القرن الثاني للميلاد، وتم الاتفاق مع الشركة المنفذة للمشروع على استقطاع مساحة 7000 متر مربع وتسييجها، وتهيئتها كمساحات خضراء، تتضمن المقابر الأثرية، واستثمارها، كمواقع سياحية.

····وفي أقصى الجنوب وتحديداً بوادي البقر الواقع على بعد 40 كيلومتراً شمال مدينة أدري، تم اكتشاف غابة من النقوش الصخرية، تحوي المئات من الأعمال الفنية تعود إلى مراحل ماقبل التاريخ. وتم بداية العام الجاري الانتهاء من الدراسات العلمية والتحاليل المعملية على مومياء، التي أجراها فريق أثري إيطالي مكون من نحو 14 عالماً بتخصصات مختلفة من علوم الآثار، والإنسان، والتاريخ، بقيادة البرفيسور " دي لارينا"، يعود تاريخها إلى نحو 1800 سنة، ووضع المومياء ضمن معروضات متاحف السرايا الحمراء بطرابلس . واشتملت مراحل الدراسات على إجراء التحاليل المعملية لتحديد الزمن الثقافي للمومياء، وإجراء اختبارات ودراسات على الجمجمة واليدين بالأشعة المقطعية أسفرت عن وجود عقد مصنوع من الزجاج الملون، وأقراط من الفضة، وخاتم كانت تزين المومياء، وكشفت عمليات تحاليل الحمض النووي، بعد إجراء دراسة عينات ميكروسكوبية من المومياء قام بها البرفيسور " دجي فورنيشاري، ودجي مانزي"، بينت أن المومياء تخص طفلة في السابعة من عمرها تقريباً، توفيت نتيجة مرض في الكبد. وأضيف نهاية العام الجاري اكتشاف مدينة أثرية مغمورة على الضفاف الغربية لخليج "بمبا" غرب مدينة طبرق إلى قائمة الاكتشافات الأثرية للمواقع الليبية المغمورة بالمياه، تضم عدداً من المقابر، والشوارع، والجدران، والمباني تغطي مساحة هكتارعلى عمق يتراوح مابين 1 - 3 أمتار، أثناء قيام فريق الغواصين بالبحث في سواحل رأس التين، يعتقد أن تاريخها يعود للقرن الثاني للميلاد. وفي مدينة لبدة تم اكتشاف تمثال، وأجزاء من مبنى الباسيليقا السويرية، خلال أعمال تنظيف بالمدينة تحت إشراف جهاز الشرطة السياحية، وحماية الآثار.