quarta-feira, 24 de março de 2010

83.ª «Sócrates abre portas no Magrebe», in-D.N., 23.03.2010/1431

·······················

·········`·········

·······················

visita oficial

Sócrates abre portas no Magrebe

Ontem [23 Março 2010]

,

,

Portugal e a Tunísia assinaram ontem um protocolo de cooperação na área das energias renováveis com o objectivo de expandir a presença industrial portuguesa no mercado tunisino.

No âmbito da visita oficial ao país, o primeiro-ministro José Sócrates disse à imprensa que "a prioridade é o desenvolvimento das relações económicas com a Tunísia e nos últimos anos as exportações [portuguesas] para a Tunísia aumentaram muito", acrescentando que o país do Norte de África se "transformou num mercado muito importante para Portugal".

O acordo no sector das energias alternativas, assinado hoje entre a Direcção-Geral de Energia e Geologia portuguesa e a sua homóloga tunisina, prevê a cooperação e a troca de experiências na área das energias renováveis, incluindo a elaboração de planos anuais. José Sócrates foi recebido pelo primeiro-ministro tunisino Mohamed Ghannouchi, com quem visitou a União Tunisiana da Indústria, Comércio e Artesanato onde foi assinado um outro acordo de cooperação que prevê transferências de tecnologia, parcerias tecnológicas e em investigação e desenvolvimento, entre outras áreas.

Na parte da manhã, o primeiro-ministro português tinha visitado a Argélia onde realçou a importância das relações geostratégicas com a Argélia, devido ao papel do país como grande fornecedor de gás à rede portuguesa. O país da zona do Magrebe fornece a Portugal cerca de 40% do gás natural.

José Sócrates cumpriu ontem o segundo de uma visita de três dias ao Magrebe, que incluiu já a Líbia e a Argélia. O chefe do Governo, que viaja acompanhado de uma comitiva de empresários portugueses, visita hoje Marrocos onde termina esta digressão.

~

" al-mâdar : http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1525776 , consultāḋo m-24.03[Março/ar-Rabīħ].2010 / 09.04[Rabīħ al-thānī].1431 . Mensāgem modificāḋä m-24.03[Março/ar-Rabīħ].2010 / 09.04[Rabīħ al-thānī].1431 .

Sem comentários:

Enviar um comentário