segunda-feira, 22 de março de 2010

69.ª «José Sócrates inicia hoje visita ao Magrebe», in-Dĭárĭŏ Digiṭāl, þor-Lusza, 21.03.2010/1431

·······················

·········î·········

·······················

O primeiro-ministro inicia este domingo uma visita de três dias ao Magrebe, que tem como ponto alto a realização da cimeira entre Portugal e a Tunísia, na terça-feira.

Para além da Cimeira Luso-Tunisina, o José Sócrates visita também a Líbia - onde está prevista a assinatura de um acordo empresarial -, desloca-se à Argélia e faz uma curta paragem em Marrocos.

Na comitiva, seguem o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, bem como o ministro da Economia, Vieira da Silva, e o ministro da Ciência e Ensino Superior, Mariano Gago, para além de um grupo de empresários.

Hoje, o chefe do Governo português aterra na Líbia, onde se encontra com o líder do país, Mouammar Kadhafi, e com o seu homólogo, Baghdadi Mahmoudi, na cidade costeira de Sirte. O encontro com Kadhafi será, oficialmente, apenas de trabalho, mas com os olhos fitos na próxima cimeira União Europeia/África, a terceira, que a Líbia se prepara para receber este ano e que, pela primeira vez não será organizada por Portugal.

Depois da Líbia, José Sócrates e a comitiva partem segunda-feira para a Argélia, uma visita onde a prioridade dos eventos públicos vai para as energias alternativas. Sócrates participa num seminário sobre energias renováveis, com o homólogo argelino Ahmed Ouyahia, com quem o primeiro-ministro português vai manter também um encontro bilateral.

Na Argélia, Sócrates vai reunir com o presidente Abdelaziz Bouteflika, que detém o poder executivo no país, antes de arrancar para a Tunísia, segunda-feira à tarde. A Tunísia merece, de resto, a maior parte do tempo da visita do primeiro-ministro, uma vez que na terça feira decorre a cimeira anual Luso-Tunisina, um fórum bilateral que reuniu pela primeira vez em Março de 2007, em Lisboa.

Na segunda-feira, no entanto, José Sócrates encontra-se com o homólogo tunisino Mohamed Ghannouchi, assina diversos acordos e encerra um fórum de energias renováveis. Em Tunis, para além da reunião plenária da Cimeira Luso-Tunisina, José Sócrates reúne com o Presidente da república da Tunísia, Zine El Abidine Ben Ali.

A deslocação de Sócrates inclui ainda uma paragem de cerca de três horas em Marrocos, quando o primeiro ministro português se encontra com o primeiro-ministro marroquino, Abbas El Fassi.

"

al-mâdar : http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=12&id_news=441342&page=0 ; http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=12&id_news=441342&page=1 ; http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=12&id_news=441342&page=2 (consultāḋo m-22.03.2010/1431)

Sem comentários:

Enviar um comentário