terça-feira, 9 de março de 2010

64.ª «Leixões acompanha crescimento portuário no Magrebe», in Carga & Transportes, Público, 08.03.2010/1431

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segunda-feira, 8 de Março de 2010


Um profundo conhecimento da realidade portuária e económica dos países do Magrebe resultou da primeira conferência sob o título “O porto de Leixões e o mercado global” para os 150 participantes. A abertura da conferência foi presidida à última da hora pelo ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, António Mendonça – o inicialmente previsto secretário de Estado dos Transportes, Carlos Correia da Fonseca, estava em Moçambique a acompanhar o Primeiro-Ministro, José Sócrates, nessa quinta-feira.


O conjunto dos países africanos formados por Marrocos, Mauritânia, Argélia, Líbia e Tunísia foi apresentado, pelo olhar português do administrador executivo da AICEP Global, Eurico Dias. O retrato histórico-económico mostra a aproximação progressiva do Magrebe à Europa, com maior e mais livre comércio, incluindo com Portugal. Para acompanhar o grande crescimento do comércio mundial, a Maersk Line tem mesmo o projecto TangerMed, com o objectivo de posicionar Marrocos no centro do Mediterrâneo e do comércio mundial, apresentado na conferência por João Silva. O projecto da Maersk prevê uma área logística de 5.000 hectares, a criação de 300.000 novos empregos para adicionar uma capacidade de cinco milhões de TEUS em 2012 tornando Tânger, com uma capacidade superior a oito milhões de TEUS, o maior porto de Africa, do Mediterrâneo e um dos cinco maiores do mundo.


Os oradores representantes dos portos de Marrocos, da Mauritânia e da Tunísia, bem como do espanhol de Algeciras, mostraram os seus números e viram a realidade - e o potencial - do porto de Leixões, na visita ocorrida ao fim da manhã do primeiro dia dos trabalhos, depois do primeiro painel moderado pela vogal do conselho de administração da APDL, Gabriela Chouzal.


Também as inovadoras Janela Única, Balcão Único e Portaria Única Portuárias de Leixões foram mostradas aos participantes, alguns oriundos dos países magrebinos, numa apresentação técnica do director-adjunto da APDL, Rui Cunha, depois do almoço. Neste painel dedicado à importância das tecnologias de informação e comunicação, as empresas Fordesi e Indra mostraram os programas que suportam o porto de Leixões, assim como outros que aplicam soluções idênticas.


O segundo dia dos trabalhos mostrou que a manhã era curta para o tema, com as apresentações dos portos de Casablanca (Marrocos) e da Tunísia, esta bem pormenorizada. Também o porto espanhol de Algeciras, fundamental na passagem junto ao estreito de Gibraltar, foi apresentado. Além do já existente, nomeadamente da própria Maersk que ai construiu um terminal de contentores, são grandes e enormes os projectos para o local.


Embora menos ambiciosos, os projectos no porto de Leixões existem, esperando-se agora a concretização da zona de actividades logísticas, explicou o director da APDL João Pedro Braga da Cruz. Com os seus dois pólos, (em Gonçalves e em Gatões/Guifões), os investimentos a partilhar pela APDL e pelo futuro concessionário darão “uma oferta portuária mais completa a Leixões”. As propostas serão analisadas, tendo o director da APDL revelado que se prevê investimentos por parte do concessionário de 95 milhões de Euros em Gonçalves, e de 50 milhões no pólo 2. Este terá ainda a ligação ferroviária, assegurada pela Refer. Quando estiver em funcionamento, a ZAL de Leixões corresponderá às nove razões para existirem num porto, como apresentou o consultor espanhol José Luís Estrada.


O congresso terminou no auditório Infante D. Henrique do porto de Leixões sem a anunciada presença do presidente da comunidade portuária de Leixões, Rui Moreira, mas com a satisfação do anfitrião Matos Fernandes por mais esta aposta na internacionalização do porto de Leixões. Depois de, há pouco tempo, terem participado numa feira internacional em São Paulo, no Brasil - a que se seguirão outras -, este evento foi o primeiro de quatro, direccionados para os mercados em que aposta com uma só solução logística. Seguem-se os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), o Báltico e, por fim, o Brasil.

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al-mâdar : http://static.publico.clix.pt/carga_transportes/noticias.asp?id=1425984 (consultāḋo em 09/03/2010)

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