quinta-feira, 4 de março de 2010

57.ª «LEIXÕES APOSTA NO MAGREBE», IN PÚBLICO, 01/03/2010

As conferências sob o título “O porto de Leixões e o mercado global” que decorrerão este ano e o próximo começam esta semana com a análise do Magrebe, o conjunto dos países africanos formados por Marrocos, Mauritânia, Argélia, Líbia e Tunísia. Durante estes dois anos, o porto de Leixões promove quatro eventos, direccionados para os quatro mercados em que aposta com uma só solução logística. Depois do Magrebe, serão realizadas conferências “destinadas a parceiros relevantes de mercados que se vêm revelando de grande dinamismo económico”: Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), Báltico e, por fim, o Brasil.

No auditório Infante D. Henrique do porto de Leixões, quinta-feira, dia 4, a sessão de abertura é presidida pelo secretário de Estado dos transportes, Carlos Correia da Fonseca. O primeiro painel da iniciativa promovida pela Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL) intitula-se “O comércio Portugal/Magrebe – evolução e perspectivas”, com intervenções do administrador do AICEP-Global Parques, Eurico Brilhante Dias, e de um representante da Maersk Portugal, João Silva. Os participantes terminarão a manhã a visitar o porto de Leixões, almoçando no fim na (antiga) estação de passageiros. À tarde, “os portos e a importância das tecnologias de informação e comunicação” é o tema que será analisado pelo director-adjunto de operações da APDL, Rui Cunha, que apresentará a ‘Janela Única Portuária’, pelo presidente da Fordesi, Luís Tadeu (com a colaboração de Nuno Bento) e pelo director transportes da Indra, Hélder Alves. O dia termina com uma visita à área de exposição na APDL, presidida por Matos Fernandes, e com um jantar na pousada do Palácio do Freixo.

Na sexta-feira, o primeiro painel subordina-se ao tema “A fluidez dos portos como contributo para o sucesso da cadeia logística”. As intervenções serão do director do Terminal de Contentores de Leixões, Vieira dos Santos e os representantes dos portos de Casablanca, Sghir El Filali, e de Algeciras, Nicolás Andión mostrarão a resposta que está a ser dada ao novo cenário do Estreito de Gibraltar.. Ainda de manhã, o último painel analisa “As plataformas logísticas e o desenvolvimento do sector portuário, com intervenções de um responsável dos portos da Tunísia, Moahemed Daoud, da APDL, João Pedro Braga da Cruz e do administrador da Estrada Port Consulting, José Luís Estrada.

A primeira das quatro conferências que traduzem a aposta do porto localizado na fachada Noroeste da Península Ibérica na internacionalização terminará com a presença do presidente da comunidade portuária de Leixões, a que se seguirá o almoço.
http://static.publico.clix.pt/carga_transportes/noticias.asp?id=1424811

Sem comentários:

Enviar um comentário